Membro da RED INTERNACIONAL DE CUENTACUENTOS

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CURRICULO DE JOSY MARIA CORREIA

Josy Maria Correia é contadora de histórias, atriz, compositora, musicista autodidata, escritora, arte-educadora, produtora cultural e pesquisadora de cultura popular brasileira e oralidade latino-americana, desde 1998. Formada pelo Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual – Secult-Ce (1999-2001).

Como pesquisadora de oralidade tradicional brasileira e latino-americana percorreu oito paises: Bolívia, Colômbia, México, Cuba, Argentina, Uruguai, Peru e Brasil, coletando contos tradicionais e mapeando narradores.


Desenvolve cursos, palestras, oficinas e apresentações em eventos nacionais e internacionais, como: Mostra SESC Cariri das Artes (CE); Bienais Internacionais do Livro de Fortaleza (CE); Encontro Internacional de Contadores de Historias – Boca do Céu (SP); Simpósio Internacional de Contadores de Historias (RJ); Conto 7 em Ponto – Instituto Cultural Aletria (MG): Seminários de Educação Infantil e Arte-educação das Universidades Federal e Estadual do Ceará (CE); Circuito Cultural Banco do Brasil (CE); Festival de Teatro Brasileiro (MG/ES); Encuentro Internacional de Historias y Leyendas de Buga (Colômbia); Encuentro Internacional de Cuenta Cuentos Texturas 2010 (México); e, Festival de Narracion Oral Primavera de Cuentos em La Havana (Cuba).

Como arte-educadora atuou em projetos sociais como o Proares e o Centro de Convivência e Creche Madre Regina (http://www.crechemadreregina.zip.net/) e escolas da rede pública e privada de Fortaleza (CE) e desenvolve programas de Formação de Educadores em diversas instituições e municípios do estado do Ceará, desde 2002 através do núcleo Ateliê da Palavra, na qual é presidente.

Fundadora da Cia. Catirina de Pesquisa e Produção – Ateliê da Palavra (Fortaleza-Ce) (http://www.ateliedapalavra.zip.net/), agraciada pelos prêmios Intercambio e Difusão Cultural 2009 do Ministério da Cultura (Brasil/Colômbia) e Funarte – Fundação Nacional das Artes na categoria Artes Cênicas na Rua 2009 com o projeto Palco de Areia.

Pesquisa, dirige e produz espetáculos cênicos (teatro de rua/circo), performances, contações de histórias, eventos e shows musicais, tendo como referencial a Cultura Tradicional Popular Brasileira.

Idealizadora e curadora do projeto “MAR DE PALAVRAS, JANGADA DE HISTORIAS” (http://www.mardepalavras.nafoto.net/), desde 2006, oferecendo sessões de contos itinerantes para crianças e adultos. O projeto permaneceu por quatro anos ininterruptos no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza-CE) e ampliou-se como Circuito Litorâneo PALCO DE AREIA, pecorrendo atualmente no litoral do estado do Ceará, coletando historias de pescadores e promovendo rodas de historias para colônias costeiras. A partir de 2010 o circuito Palco de Areia passa a abranger todo o litoral brasileiro (http://www.palcodeareia.blogspot.com/).

É curadora e idealizadora do Encontro Bienal de Narradores e Narrativas Tradicionais - CORDÃO DE HISTÓRIAS (http://www.cordaodehistorias.zip.net/) desde 2005, além de idealizadora da Rede Internacional de Narradores Tradicionais (http://www.narradorestradicionaisdomundo.blogspot.com/).

Membro da Red Internacional de Cuentacuentos (http://www.cuentacuentos.eu/).

Desenvolve projetos de Formação de Contadores de Histórias e Educadores no Ceará e atualmente em Minas Gerais, em parceria com o Instituto Cultural Aletria de Belo Horizonte - MG (http://www.aletria.com.br/).


Contatos: (31) 9176.7663
ciacatirina@hotmail.com
www.ateliedapalavra.zip.net